TRANSLATE

Macroptilium atropurpureum

Nome comum: siratro
É uma leguminosa originária da América Central, rasteira, perene, inflorescência do tipo rácemos, flor aglomerada no ápice, de cor roxo-escura, folhas trifoliadas. Desenvolve-se, na maioria dos solos, porém, não tolera os úmidos, tem boa tolerância à seca e ao pisoteio. Seu hábito de crescimento é trepador, facilitando sua convivência com as gramíneas, principalmente com as cespitosas (touceiras).
É perene, com caules trepadores de rasteiros. Distribui-se naturalmente, na América Central e do Sul. A variedade Siratro, obtida na Austrália, tem interesse agronômico. A variedade se tornou uma leguminosa das mais populares dos trópicos. Resiste à seca, em pequena intensidade, e à geada, e tem um rendimento de forragem bastante bom. Não deve cortá-la, em pastejo muito rente ao solo. É apetecível tanto para os ovinos como para os bovinos.
Os principais atributos desta forrageira é sua larga adaptação a vários tipos de solos, fácil estabelecimento, resistente a doenças e boa convivência com as gramíneas.

sítios:
http://www.agronomia.com.br/conteudo/artigos/artigos_leguminosas_tropicais_macropitylium.htm

Nenhum comentário: