TRANSLATE

PANICUM MAXIMUM (Mombaça)

Cultivar introduzida no Brasil pelo CNPGC/EMBRAPA, coletada próximo a Korogwe na Tanzânia (África), pelo ORSTOM (Institut Français de Recherche Scientifique pour le Developpement em Coopération), em 1967. Em 1969, iniciou sua avaliação, além do Brasil, no México, Cuba e Colômbia.

É uma planta cespitosa de ciclo anual, com altura média de 1,65 m, folhas quebradiças, com largura média de 3,0 cm e sem serosidade. As lâminas apresentam poucos pêlos, duros e curtos, principalmente, na face superior. As bainhas são glabras. Os colmos são levemente arroxeados. A inflorescência é uma panícula, com ramificações primárias longas e secundárias, longas, apenas, na base. As espiguetas são glabras e uniformemente distribuídas, de coloração arroxeada em aproximadamente, 1/3 da superfície externa. O verticilo, normalmente, apresenta micropilosidade.

Com relação à acidez e à fertilidade do solo, é tão exigente quanto os outras cultivares de Panicum maximum, no entanto, tem apresentado maior eficiência na utilização do fósforo do solo que os demais cultivares. Assim, para o mesmo teor de fósforo extraível, o Mombaça tem apresentado maiores produções de matéria seca total e de folhas. Após dois anos, em solo de cerrado adubado, em condições de pastejo, quando comparada ao Tobiatã, além de proporcionar maior lotação, apresentou maior produção de matéria seca e teores mais elevados de fósforo nas folhas.

Em um grama de sementes de Mombaça, obtêm-se, em média, 770 sementes puras, o mesmo que o Colonião. O Mombaça, em um trabalho de pesquisa, produziu 33 t/ha/ano de matéria seca, em parcelas, sob cortes manuais, ou seja, 130% e 28% a mais que o Colonião e Tanzânia, respectivamente. Não tolera o fogo, solos mal drenados e o frio. A Cercospora fusimaculosus prefere as folhas; a inflorescência tem sido atacada pelo Fusarium spp..(CIAT, 1978).

Foram obtidos 26.846 kgMS/ha com 440 kg N/ha, cortados em intervalos de 40 dias. O ganho obtido em peso vivo de novilhos Nelore, sem nitrogênio, foi de 241 kg/ha e com 200 kg/ha, de nitrogênio, foi de 586 kg/ha.

Nenhum comentário: