TRANSLATE

RAÇAS EUROPEIAS LEITEIRAS PURAS - JERSEY

JERSEY

Fonte: Associação de Criadores de Gado Jersey do Brasil


A Raça Jersey teve como berço originário à mencionada Ilha de Jersey. No Brasil ela chegou por volta de 1895, quando houve a primeira importação de gado Jersey. E atualmente o país detém um dos melhores rebanhos Jersey do mundo.

Uma das reconhecidas qualidades da raça Jersey é, sem dúvida, sua adaptabilidade às mais variadas condições de solo, clima e temperatura. A raça Jersey também é a mais eficientes de todas na produção de leite e é encontrada nos cinco continentes. Atualmente, é a segunda raça leiteira mais criada no mundo, devido às suas características listadas a seguir.

1- Alta precocidade e prolificidade: A novilha já pode ter seu primeiro aos 26 meses, voltando a emprenhar após 110 dias. 

2- Longevidade: A vaca tem vida reprodutiva até os 20 anos, atingindo o máximo de rendimento dos 10 aos 12 anos. 

3- Adaptabilidade: Sua tolerância às diversas temperatura, assim como a facilidade no que concerne a concepção e ao parto, faz com que seja perfeitamente adaptável às mais variadas condições climáticas, além de apresentar bom desempenho em instalações comerciais e em programas de pastoreio. 

4- Peso em leite ou eficiência: Há exemplo de vacas que produziram até 32,6 vezes seu próprio peso em leite. Como exemplo, a vaca ? Sunny King Berna? produziu 111.255 kg de leite e 6.646 kg de gordura durante sua vida, sendo recorde mundial de produção de gordura entre todas as raças. 

5- Rentabilidade: o rendimento líquido das vacas Jersey sobre as outras raças, no que se refere a custos dos alimentos, é 14,18% favorável à vaca Jersey. 

6- Produção econômica: A vaca apresenta uma alta eficiência de conversão alimentar. 

7- Qualidade do leite: O leite contém 20% mais de proteína e 15% mais de cálcio. Contém maior quantidade de sólidos não gordurosos - proteínas, lactose, vitaminas e minerais.


8- Cruzamentos: A facilidade de parição, tolerância ao calor elevada produção leiteira e manteigueira, fazem da Jersey uma raça eficiente para cruzamentos com raças zebuínas, quando se pretende aumentar a produção de leite.

Padrão da Raça

* Cabeça limpa, bem proporcional e de comprimento moderado;
* Pescoço limpo, moderadamente comprido;
* Pés curtos, compactos e redondos;
* Úbere largo, alto e amplo. Um úbere de boa qualidade é pregueado, macio, de boa textura, e descarnado;
* Pele pigmentada.


Nenhum comentário: