TRANSLATE

SINTETICAS PARA CORTE - CANCHIM

CANCHIM
Fonte: ARAUCÁRIA Genética Bovina e Associação Brasileira de Criadores de Canchim.
CRUZAMENTO: CHAROLÊS X NELORE,GUZERÁ,INDUBRASIL

A raça européia utilizada nos trabalhos de cruzamento para formação do gado Canchim foi a Charolesa. Segundo Vianna, o gado Charolês foi escolhido por se tratar de uma raça de grande rendimento e por ser a única raça européia, especializada para corte, a apresentar condições satisfatórias de adaptação às condições naturais do Brasil Central.

Em 1922, foram importados pelo Ministério da Agricultura animais da raça Charolesa e localizados na Fazenda de Criação de Urutaí, Estado de Goiás, onde permaneceram até 1936, época em que o plantel foi transferido para a Fazenda de Criação de São Carlos. Daquele plantel saíram os reprodutores da raça Charolesa utilizados nos programas de cruzamentos realizados em São Carlos.
A raça zebuína que mais contribuiu para a formação do Canchim foi a Indubrasil; contudo, foram utilizados também animais Guzerá e Nelore. Deu-se preferência aos animais Indubrasil pela facilidade de se obter um plantel numeroso e a preços razoáveis, o que teria sido difícil em se tratando de vacas das raças Gir, Nelore ou Guzerá.

O primeiro produto "Canchim" foi registrado em 1972, um ano depois da fundação da Associação Brasileira dos Criadores de Canchim. Em 1983, o governo reconheceu oficialmente este gado como nova raça, inaugurando Herd-Book próprio.

Como principais características da raça estão a precocidade no ganho de peso, na maturidade sexual e no acabamento da carcaça. É um animal rústico que produz carne de boa qualidade. As vacas pesam entre 500 e 650 kg, os touros entre 800 e 1.000 kg.

A pelagem é creme, uniforme, com pêlos curtos e a pele escura, admitindo-se a coloração branca, cinza-claro e vermelho-claro. Nas regiões de alta insolação, admite-se animais com pelagem acinzentadas.

O touro Canchim, cobrindo a campo vacas aneloradas, produz novilhos precoces e cumpre a finalidade para o qual foi idealizado. Se comparado com touros de raças zebuínas, produz o mesmo número de bezerros, porém com qualidade superior, pois são mais pesados. Se comparado com os touros de raças européias, produz bezerros com o mesmo peso, porém em maior quantidade.

CARACTERISTICA:

- pelagem: cinza, vermelha e branca;
- pele: solta, abundante e escura, com pêlos curtos, densos e brilhantes;
- orelhas: de tamanho médio;- chifres: ovais;
- dorso e lombo: largos, compridos, retos e amplos; o perfil é retilíneo ou subcôncavo;
- olhos: cor castanha;
- focinho: enfumaçado em várias tonalidades de róseo;
- peito: largo, profundo e saliente;
- pescoço: comprimento médio;
- umbigo: médio;
- cabeça: forma de ataúde com tamanho, peso, largura e comprimento médios;
- cascos: com boa base, são bem conformados, podem ser escuros, claros ou rajados.

NOVILHO PRECOCE:

Os novilhos precoces, fruto do cruzamento de vacas aneloradas touros canchim por cobertura a poderão ser abatidos até os 18 meses, se confinados após a desmama; até 24 meses, se confinados na terminação; e aos 30 meses, se criados exclusivamente a pasto.
Há poucos anos, o padrão revisto visando enquadrar cada mais o canchim dentro dos principais requisitos da pecuária de corte:
- a precocidade no ganho de peso;
- a precocidade na maturidade sexual e
- a precocidade no acabamento da carcaça.

FONTES : www.criareplantar.com.br/pecuaria

Nenhum comentário: