Origem: França. A formação desta raça teve início em 1919, quando Caillon separou um casal de láparos que havia nascido com "pêlo de rato", característica genética de caráter recessivo, permitindo que os mesmos se reproduzissem. Posteriormente a raça passou a ser melhorada geneticamente para a produção de peles.
Histórico: Os coelhos Rex, cujo nome em latim significa rei dos coelhos e que na Cunicultura se refere a animal ou raça de pêlos curtos, passaram a ser reconhecidos como nova raça a partir de 1924, mas ainda eram tidos como muito fracos e de difícil criação. Esta raça é também conhecida como Castor Rex pelo fato dos primeiros coelhos apresentarem a cor do Castor. Através do cruzamento com outras raças surgiram diversas variedades de Rex nas mais variadas cores de pelagem, como por exemplo - Castor Rex Escuro, Castorrex Castanho ou Havano, Castorrex Azul ou Lince Rex, Negro ou Lontra Rex, Alasca Rex, Arminho Rex, Azul Rex, Chinchila Rex, Nutria Rex, Topo Rex, Lilás Rex , Branca Rex - que são os mais valorizados.
Classificação: pertence ao grupo das raças médias (compreende as raças caracterizadas pela faixa de peso de 3,5 a 5 kg ou mais).
Peso: 3 a 4 kg.
Cabeça: fina, um pouco alongada, de aparência mais forte no macho.
Orelhas: longas, um pouco desproporcionadas, ligeiramente pontiagudas, não muito grossas, bem implantadas, bastante juntas, nunca pendentes, recobertas de pêlos finos.
Pescoço: o macho não possui papada, que no entanto é tolerada na fêmea.
Olhos: são de cor escura.
Corpo: longo, musculoso, com a garupa um pouco arredondada.
Cauda: bem implantada.
Membros anteriores: fortes, curtos e bem implantados, terminando em unhas compridas e escuras.
Membros posteriores: compridos, fortes e direitos - o que confere um andar típico para a raça - terminando em unhas compridas e escuras.
Pelagem: os pêlos devem ter o comprimento mais curto possível, admitindo-se até 1,6 mm no meio do dorso. É denso e brilhante, se acamando na direção em que são penteados. A cor da pelagem é característica de cada variedade Rex, assim sendo:
Castor Rex - a cor vai do vermelho escuro até o acaju escuro, preferindo-se geralmente os tons mais escuros, que se assemelham a cor do Castor, que vai clareando em direção ao ventre, que é branco ou cinza muito claro. As coxas são às vezes um pouco acinzentadas.
Havana Rex - a pelagem é toda da cor do Castor, não se aceitando a presença de pêlos brancos.
Lontra Rex - a base dos pêlos é acinzentada e as pontas conferem reflexos avermelhados. Apresentam uma faixa cinza no ventre.
Chinchila Rex - tem a cor do Chinchila, às vezes com o tom acastanhado e o ventre com faixa branca.
Azul Rex - derivados do Azul de Beveron e de Viena, tem os pêlos cinzentos muito claros na base, aveludados e brilhantes.
Negro Rex - provenientes de raças negras, têm pêlos muito brilhantes.
Branco Rex - pelagem totalmente branca. Foram obtidos através do cruzamento das raças Branco de Viena, Bouscat e Vendéa.
Arminho Rex - derivado do Polaco, embora as peles sejam pequenas, os pêlos são muito finos, sedosos e brilhantes.
Finalidade da raça: principalmente pele, mas a carne também é de boa qualidade.
Características produtivas e reprodutivas: as fêmeas são prolíficas, gerando de 5 a 10 láparos por parto. Os láparos nascem mais claros que os pais, e em torno dos 18 meses apresentam a pelagem definitiva São abatidos entre 6 e 8 meses de idade, período em que se obtém boas peles. Aos 7 meses de idade é feita a escolha dos reprodutores, dos refugos e dos animais destinados a produção de peles.
SITES: http://www.agrov.com/animais/peq_ani/rex_castorrex.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário