TRANSLATE

CYNODON DACTYLON ( Tifton )


Gramínea perene estolonífera com grande massa folhear, rizomas grossos, que são os caules subterrâneos que mantêm as reservas de carboidratos e nutrientes que proporcionam a sua incrível resistência a secas, geadas, fogos e pastejos intensivos.


PASTAGENS: Pecuária de leite, pecuária de corte, eqüinos, caprinos, ovinos, suínos , galinhas caipiras e avestruzes. Praticamente uma ração a campo, a tifton apresenta alta palatabilidade, digestibilidade e grande produção de massa verde.


FENAÇÃO: Altamente indicada pela sua produção de massa verde, relação folhas/hastes, ótima palatabilidade, digestibilidade (60%), fibras e alto teor de proteína bruta (em torno de 16%), com cortes a serem realizados a cada quatro semanas no período das águas. Altamente recomendada para pecuária de leite, corte, criação de eqüinos, caprinos e ovinos.


PLANTIO: Pode ser plantada tanto em regiões frias, quanto em regiões quentes de clima subtropical e tropical, ou seja, em praticamente todo território nacional, em solos arenosos, mistos e argilosos (não alagados), devidamente corrigidos e adubados. Deverá ser realizado em ramas, com todas as gemas (nós), somente em solos bem molhados por chuva ou irrigação e a uma profundidade de 10 a 15 centímetros em solos arenosos e mistos, e de 5 a 10 centímetros em solos argilosos, em sulco ou covas, com espacejamento médio de 1 metro entre linhas e 20 centímetros entre ramas, compactando simultaneamente com os pés ou algum tipo de compactador. A formação se dará em torno de noventa dias.

ATENÇÃO: Enterrar as ramas, deitadas no sulco, deixando a ponteira das folhas de fora a partir da última gema (nó).


Clicando na imagem esta mais detalhado

Nenhum comentário: