TRANSLATE

RAÇA ZEBUINA - INDUBRASIL

INDUBRASIL

Fonte: ARAUCÁRIA Genética Brasil e Associação Nacional do criadores de Indubrasil

O Indubrasil é uma raça zebuína de dupla aptidão, formada a partir do cruzamento entre o Nelore, o Guzerá e o Gir, reunindo características das três principais raças indianas introduzidas no país.


Principais características: apresentam a cabeça de largura e tamanho médios, perfil subconvexo, orelhas longas e pendentes, pelagem é branca, cinza ou vermelha, sempre sobre pele escura, bem pigmentada.



O elevado porte da raça a credencia como excelente produtora de carne. Sua rusticidade, adaptabilidade e produção nos trópicos permitiram-lhe expandir por todo o território nacional. As medidas das vacas(em comprimento do corpo) são,em média, 162 cm e a altura posterior 152 cm. Para os machos estas medidas são, respectivamente, 178 cm e 166 cm. O perímetro torácico dos machos adultos mede, em média, 225 cm. O perímetro escrotal, para machos adultos é de 44 cm.



A vantagem mais evidente na utilização do Indubrasil é na produção de mestiços, pode ser considerado o Zebu mais versátil nos cruzamentos com qualquer raça européia ou indiana. 

Nenhum comentário: