TRANSLATE

RAÇAS EUROPÉIAS DE CORTE PUROS - DEVON

DEVON

Fonte: Adaptado da Associação Brasileira dos Criadores de Devon. 

O Devon é uma das raças mais antigas do Reino Unido. Sem duvida, é uma raça indígena do sudoeste da Inglaterra. É curioso notar que a primeira referência à mesma a situa em Cornwall e não em Devonshire. Housman sustenta a opinião que a origem da raça na Inglaterra remonta à época das expedições dos Fenícios em busca de estanho na região de Cornwall.

A raça tem mudado consideravelmente nos últimos 100 anos. Entretanto, muitos dos animais registrados são descendentes diretos dos primeiros animais registrados por Davy no primeiro Livro Genealógico, publicado em 1850, e que pertencia a famílias que já criavam Devon há 150 anos, segundo elas mesmas.

Os primeiros exemplares P.O. Devon, vieram para o Brasil em 1906, importados da cabanha Lorrine do Dr. G.J French do Uruguai.

Rusticidade, precocidade, grande capacidade de conversão de pastos pobres em carne de alta qualidade e grande fertilidade. 

Reprodutores prolíferos, vacas consideradas mães por excelência e terneiros mais precoces, de rápido apronte, assim é a raça devon.

A raça é muito resistente e as fêmeas não apresentam problemas de fertilidade ou parição. Suporta o frio e a umidade, mantendo-se bem nas pastagens fracas e fibrosas de seu habitat. 

O nome da raça indica sua procedência do oeste, mas a experiência demonstra cabalmente que pode ser ambientar em outras zonas, tanto no Reino Unido como em outros países.

Ultimamente este gado tem sido muito utilizado para cruzamentos com raças zebuínas, formação da raça sintética BRAVON, ou mesmo com as européias, apresentando bons resultados em ambos os casos. Isto vem ocorrendo tanto pela grande capacidade de ganho de peso dos touros, mesmo em condições de pastagens, quanto pela lactação das vacas, tidas como mães por excelência.

Criado de forma pura ou cruzado com outras raças, o Devon apresenta rápido apronte e excelente rendimento de carne. Sua capacidade de conversão alimentar e de produção de carne de qualidade estão entre as melhores do mundo, sendo suas características mais marcantes a rusticidade, fertilidade, habilidade materna, precocidade e docilidade, condições que transmite com eficiência nos sistemas de cruzamento.

Os reprodutores se destacam pela rusticidade e eficiência. A alta capacidade de serviço aliada ao grande poder de conversão de pastos em carne de qualidade, confere a ele grande potencial para cruzamentos em qualquer região do Brasil.

As vacas são rústicas, prolíficas e dotadas de alta capacidade leiteira. Comparada às raças de corte, são tidas como de grande lactação. Em Controle Leiteiro, 61 vacas Devon obtiveram a expressiva média de 2.321 kg de leite com 4,16% de gordura, embora o gado Devon não seja explorado para produção leiteira.

Há alguns decênios, o gado Devon era muito utilizado por sua capacidade de trabalho e conserva, por isso, até hoje, a mansidão. Responde muito bem a uma boa alimentação, e é muito utilizado em confinamento para produzir carne de primeira qualidade, bem marmorizada, de fibra fina e sabor especial nas peças menores.

O reprodutor Devon transmite: Fertilidade, capacidade leiteira, habilidade materna, longevidade, habilidade na conversão alimentar, docilidade, rusticidade (adaptação a qualquer clima e qualquer altitude) e conformação de carcaça.

Já a vaca de cruza Devon é precoce, produz terneiros mais cedo, é fértil, o que representa mais terneiros e produz excelentes vacas reprodutoras.

Nenhum comentário: