TRANSLATE

RAÇAS SINTÉTICAS PARA CORTE - BEEFMASTER

BEEFMASTER
Fonte: Adaptado de Catálogo rural 
CRUZAMENTO:  ¼ HEREFORD X ¼ SHORTHORN X ½ ZEBU

HISTÓRICO:

O desenvolvimento do Beefmaster começou no início dos anos 1930 por Tom Lasater. Alguns conceitos que ele usou para criar a raça foram buscados no início dos anos 1900. Nestes anos (1930) alguns dos conceitos de manejo e seleção atrás do desenvolvimento do Beefmaster de hoje foram começados por Edward C. Lasater, pai de Tom. O resultado: um animal excepcionalmente rústico e carnudo, produzido na realidade com baixo custo e vendido na realidade a alto preço.

Em 1954, O Beefmaster foi reconhecido como uma Raça Americana pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. O Beefmaster é o único gado "tri-cross"reconhecido como uma raça Americana. Desde 1974 até 1996, o numero de sócios no Beefmaster Breeders United (BBU - Associação Americano) cresceu de 300 para 8.000 sendo atualmente a quinta maior associação de gado nos EUA. A família Lasater continua criando Beefmasters (na quinta geração) no ISA Cattle Company em San Angelo, Texas., e no Lasater Beefmasters em Matheson, Colorado.

No Brasil, a Raça está sendo introduzida através da importação de sêmen desde 1992 pelos pecuaristas Alberto Rodrigues da Cunha e Randall Mark Spears. Rebanhos criados a campo estão sendo formados em Goiás, São Paulo, Mato Grosso, e Mato Grosso do Sul através de absorção sanguínea, via importações de sêmen, embriões e animais vivos. A raça conta com sua própria Associação (ABCB) , fundada em Abril de 1998, e muitos novos adeptos.

O Beefmaster é um animal capaz de render mais quilos de carne magra macia por quilo de peso vivo. Essa é uma condição bem acentuada no Beefmaster que, nos USA, chega a atingir 64% de rendimento de carcaça. Quanto às fêmeas, a partir de dois anos, todas devem parir e desmamar um bezerro/ano, em manejo extensivo. Do contrário, é eliminada do rebanho. No Touro, fertilidade é a capacidade de cobrir mais vacas, sob condições naturais, em rebanhos de múltiplos touros, numa estação de monta curta (90 dias ou menos). O peso é um fator fundamental nos programas de seleção. Quanto mais um animal pesa na hora do abate, mais beneficios ele traz para o criador. Nos Estados Unidos, por mais de 60 anos, of Beefmaster tem mostrado no gancho e na balança que seu peso no abate é certeza de melhores ganhos para os criadores. São animais de fácil manejo, "inteligentes" e obedientes. Animais nervosos têm dificuldade para ganhar peso e causam transtornos ao vaqueiro. Fêmeas agitadas têm problemas nos cruzamentos e na parição. Por isso vão bem nos confinamentos. Em vários países, o Beefmaster tem sido testado e aprovado em ambientes os mais severos. No Brasil, tolera bem os ectoparasitas como carrapato e mosca-do-chifre. Na seleção para produção de leite a ênfase é colocada na matriz com habilidade de assegurar mais leite ao bezerro, que estará mais pesado na desmama. A vaca Beefmaster deve amamentar sua cria por oito meses e manter seu próprio corpo com vigor em condições extensivas, já prenhe de outro bezerro. 

Nenhum comentário: