TRANSLATE

Silagem

È chamada silagem á forrageira verde,conservada por meio de um processo de fermentação anaeróbica,chamado ensilagem.
No processo de ensilagem consistem em reduzir o pH (aumento da acidez) da forrageira, pela fermentação dos açúcares solúveis da planta. As forrageiras recomendadas são aquelas com elevado teor de açúcares solúveis. Podemos citar o Milho (Zea mays) e o Sorgo (Sorghum vulgare), que seria as melhores culturas para esse processo. Os capins geralmente têm baixo teor de açúcares e não são indicados, mas há uma exceção: Capim Elefante (Pennisetum purpureum), por ter bom teor de carboidratos solúveis pode dar silagem de boa qualidade.



As leguminosas, por resistirem ao aumento da acidez não são indicadas para serem ensiladas sozinhas. A cana-de-açúcar(Saccharum officinarum L.), apesar do alto teor de carboidratos solúveis, geralmente não dá uma boa silagem, pois tende a possibilitar a fermentação alcoólica e, com isto, há muita perda de material.


Entretanto, em silagens de milho, sorgo ou capim-elefante pode-se adicionar até 20% de leguminosas para melhorar seu valor protéico ou, pode-se adicionar 20% de cana picada em silagem de capim-elefante maduro, com menos umidade, para melhorar as condições de fermentação.



Milho (Zea mays):



Usam-se as mesmas variedades produtoras de grãos e adaptadas à região. Corta-se a planta toda quando os grãos estiverem no ponto farináceo.
Produção: cerca de 20-30 t de massa verde por hectare.



Sorgo (Sorghum vulgare):

Existem variedades mais indicadas (variedades de duplo propósito para produção de forragem e grão).
Corta-se a planta toda quando os grãos estiverem no ponto farináceo.
Produção: cerca de 20-40 t/ha.



Capim Elefante (Pennisetum purpureum) :


Corte aos 60-70 dias de idade, quando o capim estiver com 1,8 m altura.
É preciso pré-murchar o capim, antes de colocá-lo no silo, pois ele tem água demais. Produção: 20 a 30 t/ha/corte, e 3 a 4 cortes/ano.

Nenhum comentário: