TRANSLATE

RAÇAS EUROPÉIAS DE CORTE - BLANC-BLUE-BELGE

BLANC-BLUE-BELGE



Esta raça originou-se da seleção de animais leiteiros por criadores belgas, no final do século XIX, época em que não havia raças belgas definidas e sim uma prática desordenada de cruzamentos. A coloração dos animais belgas nativos era preta e branca, cinzenta azulada e branca e, excepcionalmente, algumas de cor vermelha e branca. Os animais manchados de vermelho ou de preto eram acasalados com a raça Durham ou com o Charolês. Os animais selecionados eram sempre "azuis", mas os produtos apresentavam-se maciços, atarracados, com pernas curtas, parecendo menores do que realmente eram, com esqueleto muito desenvolvido e músculos reforçados. 

Os animais dessa raça são caracterizados por apresentarem grande desenvolvimento da musculatura, qualidade de carne (baixa gordura), formato, precocidade, eficácia alimentar, docilidade, uniformidade e aptidões maternas. A pelagem pode ser toda branca, azul (grisalho azul) e preta (grisalho preto), com chifres cinzentos na base, arqueados para frente, com pontas negras e erguidas. O peso médio, ao nascer, é de 44 quilos.

O intervalo médio entre partos é de 14 meses, porém para 75% das vacas, situa-se entre 11 e 15 meses. O peso médio das vacas e touros situa-se ao redor de 900 e 1.400 kg, respectivamente. 

Fonte: Ourofino 




Nenhum comentário: