Origem: Inglaterra. Não há uma conclusão definitiva sobre os cruzamentos que deram origem a esta raça, mas é possível que sejam oriundos ou da lebre belga e coelho holandês ou coelho silvestre e raça de coelho desconhecido.
Classificação: pertence ao grupo das raças pequenas (compreende as raças caracterizadas pela faixa de peso de 1,5 kg a 3 kg).
Características raciais:
Peso: 2 a 3 kg.
Pelagem: são duas as cores que a compõem, negro aveludada muito intensa e cor de fogo com tonalidade vermelho-cobre. Estas duas cores são bem definidas na pelagem e não são misturadas com outras cores.
Na cabeça é negra, sendo que ao redor dos olhos, ao redor do nariz e na parte inferior da mandíbula, os pêlos são cor de fogo, que seguem pela parte interna e bordos das orelhas, que terminam em cor preta na sua face externa.
Atrás das orelhas, sobre o pescoço, há uma mancha cor de fogo em forma de "V".
A cor preta segue sobre as espáduas, lombo, garupa e coxas, sem se misturar com pêlos de outra cor. No entanto, ao alcançar a região do ventre e a parte inferior da cauda, há uma faixa de pêlos com pontas avermelhadas, que circundam estas áreas que se tornam então cor de fogo.
Os membros anteriores são pretos, com alguns pêlos cor de fogo e os posteriores também são de cor preta, com a parte interna cor de fogo, terminando ambos os membros em dedos desta mesma cor.
Quanto à pelagem existem algumas variedades: azul-e–fogo, havana-e-fogo e prateado-e-fogo.
Finalidade da raça: principalmente produção de peles, sendo a carne um produto de importância secundária.
Características produtivas e reprodutivas: as fêmeas são prolíficas, gerando de 5 a 6 láparos por parto.
SITES:
http://www.agrov.com/animais/peq_ani/negro_fogo.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário