TRANSLATE

PERMACULTURA


Permacultura é um sistema interdisciplinar para criar comunidades humanas sustentáveis. Tem uma visão generalista de processo, onde se inclui edificações, uso da água, alimento e energia renovável. Tudo isso dentro de um sistema inter-relacionado.

Permacultura foi desenvolvida no início dos anos 70, na Austrália, por Bill Mollison e David Holmgren, unindo culturas ancestrais sobreviventes com os conhecimentos da ciência moderna. Essa palavra não consta no dicionário e originou-se da expressão “agricultura permanente”. Mas com o tempo, devido a abrangência que essa filosofia atingiu, a expressão passou a ter conotação de “cultura permanente”.

Primeiro, Permacultura é só mais uma palavra que também significa sustentabilidade. Mas a Permacultura propõe um ponto fundamental para se conseguir a verdadeira sustentabilidade em nosso cotidiano, seja urbano ou rural: planejamento. Você pensa antes de agir. Então, Permacultura é um planejamento que reverte os impactos negativos que nós causamos no meio ambiente, em impactos positivos.

Com a Permacultura a pessoa planeja como irá construir sua casa, como irá se relacionar com a comunidade e moldar sistemas que tornem tudo produtivo, com múltiplas funções. É um planejamento para residências, escolas, escritórios, propriedades rurais de pequeno ou grande porte. Encara com ceticismo a “primeira ideia”, ou seja, aquele “estalo” de pensamento que a princípio vemos como uma “iluminação”, mas que muitas vezes não resiste a uma avaliação um pouco mais criteriosa. O permacultor precisa ser extremamente estratégico. Por isso é que o primeiro passo para se elaborar um sistema sustentável é justamente não fazer nada, só observar.

Na Permacultura, você não desperdiça recursos, ou seja, ela está sempre procurando formas de guardar e reutilizar tudo muitas vezes. Porque a Permacultura são três ideias: cuidar das pessoas, cuidar da terra e partilhar os excedentes. Essa é a ética! No fundo, é aprender a se portar como a natureza, onde tudo se transforma, nada se perde.

FONTE:  http://www.didatico.cachorrosurtado.com.br/2012/03/permacultura-parte-1.html
               http://mundoorgnico.blogspot.com.br/2009/02/permacultura.html

Nenhum comentário: