Originário da zona centro-sul da França, onde imperam pradarias pobres e desmineralizadas e montes pedregosos, o ambiente do limousin corresponde ao verão com temperatura acima de 300ºC e inverno com nevascas chegando a até 1 metro de altura, onde a temperatura atinge -15º C.No Brasil, consta que em 1850 um engenheiro francês estava em Ouro Preto (MG), a trabalho, sob o mando de Dom Pedro II e ficou hospedado por um longo período em uma propriedade mineira. Fazendo uma grande amizade com o fazendeiro, o francês lhe deu de presente, para melhorar o rendimento de seu rebanho, um touro limousin. A partir daí outros exemplares foram importados, principalmente a partir de 1950.
Característica:
- Grande massa muscular e o alto rendimento de carcaça.
- Até a metade deste Século, eram utilizados para tração com os agricultores. Por terem musculaturas abundantes e esqueletos resistentes.
- Muito usado em cruzamento industrial “Limousin x zebú (ex: Nelore)”
- Rusticidade
- Pouca gordura e alto rendimento de carne
Pelagem:Possui a pelagem, Amarelo-avermelhado, sendo mais escuro nos machos, coloração bem clara ao redor dos olhos, ventre, períneo e membros. Possui mucosas pigmentadas e chifres claros, pequenos e para frente. São desclassificatórias manchas no pelame, mucosas e chifres.
Pele Macia e pelos finos com tendência a ondular (encaracolado).
Reprodutividade:Idade ao 1º parto (meses)
32,5
Intervalo entre partos (meses)
12,4
Partos normais (%)
97,9
Taxa de desmama (%)
92
Nenhum comentário:
Postar um comentário